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Centro Cultural e Templo dos Orisá Egbe Ifá Ire


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Olá!

Comunidade da religião dos orixás ou não  a (ACAD) É UM NUCLEO REGIONAL é um local onde desenvolve a proteção básica, centro de referencia  social na oferta de serviço continuados  de proteção cultural, religiosa e porteção social básica. Onde esta localizada na,

RUA: DESEMBARGADOR GASTÃO MACEDO 118 PRAÇA SECA -RJ

TEL: (21) 24257432

Email: paulodesu@yahoo.com.br / pauloganga2014@gmail.com

Acad é uma organização não governamental, uma porta  de entrada dos usuários à rede de proteção cultural, religiosa e proteção social básica.

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Folhas Sagradas

AS FOLHAS SAGRADAS DOS DEUSES AFROS


ACÁCIA-JUREMA

Ligada ao Deus (Orixá) Oxossi. Usada nos banhos de descarrego, sacudimentos, lavagem de contas.

Obs.: ESTA FOLHA NUNCA DEVE SER QUEIMADA. Nos cultos de Catimbó, os indígenas fazem uma

bebida, extraída da raiz desta planta, que chamam de Cauim ou Ajucá. Da infusão ou decocção obtida

da casca, dizem os índios que, depois de bebê-la, se sentem leves, transportados para o Céu. Na

medicina caseira é utilizada externamente, em banhos ou compressas sobre ulceras, cancros, e na

erisipela, em razão de um princípio orgânico nela contida.

ALECRIM DO MATO OU DE CABOCLO

Ligada aos Deuses ( Orixás ) Oxalá e Oxossi e vários Orixás. A única diferença do alecrim do mato é

que esta espécie chega a uma altura de dois a três metros. Usada para banhos, amacis de Ori Banho

de cabeça ), lavagem de contas, e defumações pessoais e de ambientes, banhos de Abô

(indispensável), pois afugenta os Éguns ( espíritos desencarnados ) e Exu ( Orixá das encrizilhadas,

que muitas vezes confundem o bem com o mal ). Na medicina caseira é usada como remédio eficaz

para tosses (catarros), bronquites, usando-a como chá.

ALFAVACA DO CAMPO

Planta conhecida na Bahia como Quioiô e no Nordeste como remédio de xaqueiro. Usada para

obrigações de amaci de Orí. Descarrego, banho de Abô ( limpeza espiritual ), lavagem de contas. Do

cozimento das folhas, usa-se fazer o chá e um xarope para coqueluche e principalmente para combater

tosses rebeldes, bronquites e asma.

ALFAZEMA DE CABOCLO OU ACÁCIA OU JUREMINHA

Ligada aos Espítos dos Caboblos. Usada para o Abô, amaci de Ori, lavagem de contas e nas defumaçôes

pessoais e de ambientes. Na medicina caseira é usada para fazer essências aromáticas

(perfumes) ou são colocados em ramos em saquinhos perfiunados (sachê). para as gaveta.

O chá éusado contra tosses rebeldes e bronquites.

ARACÁ DO CAMPO

Ligada ao Deus Oxossi . Usada para lavagem de contas. Na medicina caseira, é usada como chás para

diarréias e para alterações das vias urinárias.

ARRUDA MACHO

Usada em todos os rituais e principalmente em banhos para cortar inveja, olho-grande, benzimentos,

lavagem de contas. Esta planta na Bahia é usada para se fazer amuletos, patuás, figas e cruzes. Na

medicina caseira, usada contra vermes e reumatismo. O sumo macerado é utilizado para fechar feridas

( excelente sicatrizante ).

ALAMANDA

Ligada aos Deuses Obaluayê e Oxun. É muito usada para banhos de descarrego. Na medicina caseira é

muito usada nos tratamentos das doenças de pele, sarna (coceiras), eczemas e furunculose.Usa-se

uma loção feita com as folhas cozidas.

ÁLFAVACA-ROXA

Ligada aos Deuses Obaluayê e Xangô. Na medicina tem as mesmas aplicações descritas antes.

ALOÉS OU BABOSA AZEVRE OU AZEBRE — ALOÉ

Ligada aos Deuses Obaluayê e Ogun. Da gosma contida no interior da folha, faz-se aplicações para

queimaduras, tônico capilar, cristel para hemorróidas. Tendo grande eficácia como emoliente, é muito

usada para abscessos e tumores. Como esta planta custa muito a secar é substituida pela piteira (folha

de Ossayn), que oferece sempre folhas secas pam uso imediato e que, do mesmo modo, é um Aloés.

ANDA-AÇU OU INDAIAÇU OU COTIEIRA

— Ligada ao Deuse Obaluayê ou Omólu. Na medicina caseira é tida e havida como eficaz, aplicados os

frutos socados, para descarregar o intestino, pois age como laxante e purgativo. No campo da

veterinária, também é usada em doses muito fortes. Do cozimento das folhas é feita uma mistura para

o tratamento do reumatismo, em demoradas compressas ou em banhos quentes demorados. Também

é usada como regulador do fluxo menstrual das senhoras.

ARATICUM –DE-AREIA OU BIRIBÁ OU MALÔLO

Ligada aos Deuses Obaluayê, Oxun e Yemaujá. Planta africana muito usada pelos povos Bantus,

principalmente no Congo e na Angola, onde toma os nomes de Yôlo, Maylo ou Malólo. Liturgicamente

muito usada, sem mistura de outra erva, para banhos de descarrego. Na medicina caseira, a polpa dos

frutos é usada para vazar tumores, e do cozimento das folhas para o tratamento de reumatismo ( Obs:

Há outra espécie que pertence à mesma família, que é o araticum-do-mato, aironacea, pertencente aos

mesmos Orixás e que dá uma fruta gostosa, conhecida como Biribá)

ARREBENLA-CAVALO

Ligada aos Deuses Obaluayê e Exu. Usada como aroeira, para banhos fortes de descarrego, do pescoço

pra baixo. Participam do cozimento para banho (sem ir ao fogo), maceradas: O pinhão roxo, são

gonçalinho e a vassourinha-de-relógio ( Obs.: Esta planta difere bastante da outra que possui o mesmo

nome. Esta não tem espinhos, as folhas são denteadas, macias e a planta é leitosa, enquanto que a

outra dá uns frutos arredondados e vermelhos; quando maduros, as folhas e caules sào espinhosos).

ESTA PLANTA NÃO TEM USO NA MEDICINA CASEIRA.

ANGELICA

Ligada aos Deuses Ossaiyn e Oxalá. Ter um ramalhate em casa afasta a inveja e os más fluídos.

Usada serve também para atrair o amor perfeito, quando usada em magias para tal.

ANTÚRIO OU ZANGA

Ligada aos Deuses Tempo ou Ossaiyn. Dentro da medicina caseira, é usada como

tônico capilar.

ALFACE

Contam as lendas que Vênus - Afrodite quis um dia esconder Adonis, e para isso acomodou-o num de

pé de laface, cobrindo-o com as folhas da referida planta. Deste modo protegeu o filho da ira dos

outros deuses por longos anos. A alface para os gregos era tida como planta sagrada. Nos cultos afrobrasileiros

é folha de Éguns ( mortos ). Toma-se chá das folhas para retirar influências de espíritos

desencarnados.

AROEIRA

Ligada aos Deuses Exu, Ogum e Logun-Éde. O banho forte serve para descarregar energias negativas e

lavar instrumentos e latares , visando sua purificação das larvas astrais danosas.

ARREBENTA CAVALO

Ligada aos Deuses Exú e Obaluayê. O Banho é usado para descrrego de larvas astraias danosas ( do

pescoço para baixo ).

AVELÓS OU FIGUEIRA DO DIABO OU GAIOLINHA

Trazida da África por um missionário e plantada em Caruaru, estado de Pernambuco, em 1892. Usa-se

socada para purificaçâo dos instrumentos mágicos e altares. Obs.: O LEITE DESTA ÁRVORES , CASO

CAIA NOS OLHOS, CEGA.

BAMBÚ

Ligada aos Deuses Ogum e Iansâ. Usado as folhas secas com bagaços de cana para defumações e o

banho do pescoço para baixo, contra as influências danosas de energias de espírtos negativos,.

BRINCO DE PRINCESA

Para (Eligbará – Rei dos Exús). Empregada em banhos fortes de descarga contra energias negativas,

preferencialmente numa encrizilhada, tendo-se o cuidado, de deixar um vela acessa e um copo

d´água, em caso, num local mais lato que a cabeça e fazendo-se uma presce ao seu guia espiritual (

firmar o guia ).

BRIO DE ESTUDANTE

Ligada aos Deuses Ossaiyn e Ogun. Na medicina caseira é usada em chá, contra a insônia.

BARBA-DE-VELHO OU MUSGO

Ligada aos Deuses Obaluayê e Oxalá. Aplicada nas defumações após os banhos de descarrego. Na medicina

caseira é usada como uso tópico em forma de suco para combater hemorróidas.

BELDROEGA

Ligada aos Deuses Obaluayê, Exú e Tempo. Usada para purificação de altares e isntrumentos. A

purificação é feita limpando-se os instrumentos e utencílios com sabão da Costa ou de coco. Depois de

bem limpa com a palha da Costa e o sabão, tudo é lavado e friccionado com a Beldroega. Na medicina

caseira, usam-se as folhas socadas para apressar a cicatrização das feridas (cortes, ferimentos por bala

ou faca), colocando-se por cima, o efeito é rápido, em razão do princípio ativo da planta, o ácido salicílico.

BERINJELA ROXA

Ligada aos Deuses Obaluayê e Tempo. Na medicina caseira as folhas aquecidas, colocadas por cima

dos tumores, desinflaman-nos com brevidade. O chá das folhas é eliminador dos calculos da bexiga e

rins, sendo um ótimo diurético, aumentando o volumeda urina.

CAAPEBA OU PARIPAROBA

Ligada aos Deuses Xangó e Oxóssi. Usada em Banhos e lavagem de contas. Na medicina caseira, o

chás erve para os males do fígado, e do cozimento das raízes em decocção, é usada como diurético e

para as perturbações uterinas.

CAFERANA OU ALUMÃ ( CAFÉ )

Ligada aos Deuses Ossaiyn, Xangô e Ogun. Na Bahia é conhecida por Alumã. Na medicina caseira é

usada para fraqueza e debilidade. Poderosos

CABELO DE MILHO

Ligada ao Deus Oxóssi . A aplicação na medicina caseira está no cabelo. Nasce das espigas ao fruto e

às sementes do milho. As espigas são ligadas a Deusa Iansâ. A espiga usada como Yteque (amuleto),

dependura na porta da cozinha ou copa, sem que lhe retire a palha, fazxendo-se uma alça de palha

que capeia a espiga e deixando-se a metade, no sentido do comprimento, descoberta, ficando os gãos

à vista. É um modo de atrair fartura de alimentos.

Obs.: Quando estiver secando, trocar por outra verdinha. Na medicina caseira é usado como diurético e

para cáculos renais (toma-se o chá).

CAPIM-LIMÃO

Na Bahía e Nordeste é conhecido como incenso de caboclo. Erva sagrada, Axé de Oxóssi, muito usada

em lavagem de contas e instrumentos mágiscos ritualisticos e nas defumações. Na medicina caseira é

usado para males do estômago, resfriados, bronquites, tosses.

CIPÓ – CABOCLO

Usado nos banhos de descarrego e lavagem de contas e instrumentos mágiscos ritualisticos. Na

medicina moderna, usado em banhos para combater o linfatismo, inchaços e inflamações das pernas e

testículos.

CIPÓ CAMARÃO

Usado em banhos de descamgo e defumações. Na medicina caseira, do cozimento das folhas e do cipó

para feridas e contusões ( lavagem ou compressas ).

CIPÓ BRAVO

Ligado aos Deuses Oxalá e Oxóssi. Na medicina caseira é usado para cmbater o fumo excessivo,

controlador do sono e calmante.

COCO DE IRI

Ligado aos Deuses Oxossi e Iemanjá. Das Folhas são feitos banhos de descarrego. Na medicina caseira,

pelo cozimento das raízes, debela os males do aparelho genital feminino. Usado em banhos e lavagens.

CAROBINHA DO CAMPO OU JACANDÁ PETERÓIDES

Ligada aos Deuses Obaluayê, Omulú e Tempo. Esta planta é de grande Axá ( poder ) nos cultos

baianos, pelo uso que o povo faz. Não conhecemos em outras nações, fora do Congo, o emprego

litúrgico. Na medicina caseira o seu emprego vem dos Cambutas (Grupo Kilongo), negros que a

trouxeram para a Bahia, como debeladora dos males ou doenças de pele, coceiras, feridas e

esfoladura.

CEBOLA DO MATO OU CENCÉM

Ligada aos Deuses Obaluayê e Exu. Na medicina caseira, usada ralada sobre tumores, é resolutiva

como emoliente. Do cozimento (folhas), apressa a cicatrização de feridas que não fecham.

CIPÓ-CHUMBO

Ligada aos Deuses Obaluayê e Exu. Na medicina caseira muito usado como xarope para tosses e

bronquites. Do cozimento das folhas é feito o chá para diarréias sanguinolentas e icterícia. Seco e

reduzido a pó é eficaz para cicatrizar feridas.

COENTRO

Ligada aos Deuses Obaluayê e Oxalá. Na medicina caseira é usado como regularizador das funções

digestivas e eliminador de gases intestinais.

CELIDÔNIO OU ERVA -DE-ANDORINHA

Ligada aos Deuses Ossaiyn, Obaluayê e Tempo. Na medicina caseira é utilizada para lavar as vistas

(cataratas). A lenda conta que as andorinhas apanhavam esta planta para dar vistas aos filhos. Era

chamada pelos gregos de KLELIDÓN, que quer dizer andorinha, por isto vulgarmente é denominada

erva-de-andorinha. É usada para banhar o rosto e o corpo e para tirar manchas.

COCO-DE -DENDÊ

Ligada aos Deuses Ossaiyn, Yfá e Exu. O óleo que se extrai da polpa do referido coco tem um teor

enorme de vitaminas. A semente do coquinho, desprovida da polpa fornece um óleo branco e serve

para substituir a manteiga: é a chamada manteiga de Carité ou Adin. Na medicina caseira é muito

usado o coco, pera debelar dores de cabeça, anginas e diminuição da vista, em razão de fraqueza dos

órgãos visuais (cataratas, etc..) inchaços de pernas e cólicas abdominais.

Cebola-do-Mato ou Mangue-Cebola

Ligada aos Deuses Exu, Omolú . Usada como a cebola-cecém, cortada em 4 partes iguais e distribuída

pelos cantos, debaixo dos móveis para afastar falsidade, inveja, etc.

FEDEGOSO OU CÁDIA

Ligada ao Deus Exu. Usada para sacudimnentos de ambientes, banhos. Acompnha outas ervas

que prestam à mesma finalidade. Também empirgada para limpeza do chão. Pode ser também

empregada como oferenda para deuses da guerra ( Ogum, Áries e etc...).

DOURADINHA DO CAMPO

Ligada ao Deuse Obaluayê. Na medicina caseira é usada no tratamento das doenças da pele ou

dermatoses. Esta erva cura a sarna e é o ponto final nas coceiras.

ESPINHEIRA SANTA

Ligada aos Deuses Obaluayê, Oxalá e Tempo. Também chamada de caucerosa, salva-vidas, espinhode-

deus. Usada para banhos de descarrego. Na medicina caseira possui bastante aplicação quando

recebeu de Olorun ( Deus Supremo ), para aliviar as dores humanas. E empregada para debelar as

afecçôes do estômago, nas gastrites, gastralgias, úlceras e câncer: Põe fim as dores com espantosa

rapidez.

ESTORAQUE BRASILEIRO

Ligada aos Deuses Obaluayê e Oxalá.Usada a resina (goma) que aparece após se aplicar talhos,

golpes, em volta do pé, do caule. Tirada a resina, esta é reduzida a pó. Emprega-se misturada com

benjoim e alfazema, em farta defumação pessoal, depois do banho de descarrego. Na medicina

caseira, o pó resultante da resina ou das cascas e folhas é usado para o tratamento de úlceras

varicosas. Modo de usar: polvilhando as varizes.

ERVA CUNALEIRA

Ligado ao Deus Oxássi. Usada em banhos de descarrega. Na malicina caseira usada como diuretico e

sudorífico, muito empregada para o combate da sífilis. Usa-se o cozimento das folhas.

FIGO DO INFERNO OU FIGUEOIRA BRAVA

Ligada ao Deus Exu. Belíssima arvore que da frutos grandes, de cor marrom-escura. No tronco nascem

os frutos em grandes quantidades, bem juntos. Interessante é o perfume que chama a atenção de

qualquer pessoa que se aproxima do trunco. É local de concentração para Exu e de arriada de

obrigações.Excelente para se deixar presentes para as entidades das ruas e da terra.

FOLHA-DA-FORTUNA / FOLHA -DE-OXALÁ OU FOLHA-DA-COSTA

Ligada aos Deuses Oxalá e Exu. Usada nos banhos lustrais.

FIGO BENJAMIM

Ligada aos Deuses Obaluayê e Exu. Usado em banhos fortes para pôr fira à perseguição (obsidiação,

obsessão). Fazer a gangorra — banho dado com o paciente de costas, sentado sobre uma gangorra

feita de um paralelepídeso e uma tábua, onde o paciente fica sentado no meio e o banho escorre para

o ralo. Para melhor efeito, este banho deve ser dado no tempo ( ao ar livre ), junto com três sabugos

de milho cortados ao meio.

Obs.: Estes sabugos tem de ser colhidos nos restos das feias-livres ou no lixo, junto a estes, o pião

roxo, pau - d’alho, aroeira, vassourinha-de-relógio

GUACO CHEIROSO

Ligado aos Deuses Oxalá, Oxóssi, Oxumaré. Também conhecido como erva das serpentes. Usado para

banhos de limpeza. Na medicina caseira é usado contra tosses rebeldes, bronquites, como xarope.

Aplicado contra veneno de cobra (soro antiofidico), com folhas secadas no local e o chá forte ( bebido

), dosagem de 30 gramas para 1 litro d’água.

GUINÉ PIPI

Usado em defumações pessoais e de ambientes. Na medicina caseira, o chá é usado para dores de

cabeça (enxaquecas) e para reumatismo articular (artrite).

GUINÉ CABOCLO

Muito diferente do Guiné Pipi. pois esta dá em árvores de dois a três medos de aluna. Própria de

restingas, capoeiras e matas. Encontrada principalmente em Arauama e ao longo do litoral fluminense.

Na medicina caseira, usada em chá, para os males do intestino, estômago, má digestão.

GAMELEIRA

Ligada aos Deuses Tempo, Iroko ou Leôko e Xangô. Planta de grande poder e tida como intocável

fetiche do Orixá Irôko, no Ketú, que no Jêjê é chamado de Loôko e no Congo e Angola de Tempo.

Delas se reco-lhe, por ocasião das desfolhas, as folhas que caem e também aquelas que ficam com a

parte direita do limbo para cima. É tal como se encontram quando presas ao caule. No Brasil é

conhecida a gameleira branca, árvore rara e quase extinta, embora existam outros tipos de gameleira.

POR SER UMA ÁRVORE INTOCÁVEL, E SAGARADA NÃO TEM USO NA MEDICINA CASEIRA.

HISSOPO OU ALFAZEMADE CABOCLO

Usada nos amacis de Ori, lavagem de contas, banhos. Na medicina do povo, usada nas afecções do

aparelho respiratório e principalmente como xarope expectorante, anticatarral e bronquite.

HORTELÃ PIMENTA

Ligada ao Deus Exu. Usada para banhos de descarga, do pescoço para baixo, para anular maus

fluídos e cargas, na purificaçao do altae e instrumentos mágicos.

KITOCO

Ligada ao Deuses . Na medicina caseira muita utilizado nas doenças de estômago, em chá; e nos

abscessos e tumores, as folhas são aplicadas socadas. Também para doenças de senhoras (chá), para

dores uterinas, cólicas mensftuais. etc.

JABORANDI

Usada Na medicina caseira na lavagem dos cabelos, tomando-os sedosos; tônico dos cabelos

(policarpica). Serve para suadouro eficaz nas pleuras, bronquites e febres que tragam erupções

(sarampo).

JENIPOPO

Ligada aos Deuses Obaluayê, Tempo Iruko, Loôko e Ossaiyn. As folhas usadas para banhos de

descarrego ou limpeza. Esta árvore presta-se para uma simpatia muito útiI e eficaz para exterminar os

ataques de cólera e epilepsia ou ataques do Tempo, apesar desses males serem considerados

incuráveis. Coloca-se o doente de pé, encostado na árvore, e ao lado acende-se três velas dos três

reinos da natureza, sendo uma de cera (animal), uma de carnaúba (getal) e outra de espermacete (mineral)

comum, formando um triângulo, e com uma faca virgem, de aço, reza-se suplicando a Ossayn e

ao Tempo a extinção do mal, dando golpes no anuredo, dizendo: ASSIM COMO CORTO ESTA ÁRVORE,

FICARÁ CORTADO DE FULANO, PARA SEMPRE, ESTE MAL. Na medicina caseira as folhas são cozidas

juntamente com as cascas e se extrai um sumo, usado no tratamento das úlceras varicosas. Lavandoas

e o caldo dos frutos é remédio para combate à hidropisia.

JUREMA BRANCA OU MIMOSA VERRUGOSA

Bastante diferente da jurema preta, principalmente devido aos calombos que existem no caule, pelos

ramos. È também armada de espinhos. Na medicina caseira o uso de cascas em decocção (sabor

amargo) tem aplicação em banhos ou lavagens, como adstringente para doenças da pele. O chá ë

empregado como narcótico para insônia e estado nervoso.

LÁGRIMA DE NOSSO SENHORA

Ligada aos Deuses a Ossaiyn e Yemanjá. As folhas com as sementes são usadsas para banhar os

olhosd propiciando o desenvolvimento da clarividencia. A aplicação é feita pela manhã e o banho dos

olhos deve ficar durante a noite exposto ao sereno, retirando-se antes do Sol nascer. Obs.:Esta erva

nâo vai ao fogo. Na medicina caseira e tida como excelente diurético, chá Os banhos debelam o

reumatismo e reduzem as inchações.

MALVA DO CAMPO OU MALVARISCO

Ligada aos Deuses Oxalá e Oxóssi. Usada nos banhos para purificação pessola, de altyares e

instrumentos. Na medicina caseira, é usada como emoliente, empregando-se em bochechos e

gargarejos. em abscessos nas gengivas, inflamações da garganta e operações da boca.

MANJERICÃO ROXO

Ligada aos Deuses Obaluayê, Xangô, Tempo, Iansã. Colhido e posto a secar, é grande preventivo

contra raios, coriscos, em dias de tempestades, usando-se o defumador. Usa-se em defumaçâo como

purificador do ambiente. É indispensâvel como banho de descarrego e proteção. Na medicina caseira é

usalo, como os outros, para males do aparelho digestivo e eliminador de gases.

MANGUE VENNELHO OU MANGUE-SAPATEIRO

Ligada aos Deuses Obaluayê e Omólu. Usado na medicina caseira para adstringente no tratamento das

úlceras varicosas e feridas rebeldes, sendo aplicado em compressas ou banhos nas partes lesada Usado

também para lavagens ginecolágicas ou banhos de assento (moças virgens) para tratamento de leucorréia

(flores brancas).

MASTRÚÇO OU MASTRUZ

Ligada aos Deuses Obaluayê e Oxalá. Usado na medicina caseira, goza de grande prestígio no

tratamento das afecçoes puimonares, principalmente nas pleurisias secas ou com derrames. Usa-se o

sumo, simples ou de mistum com leite quente, quantas vezes possível. È um excelente antibíotico

natural.

MALVARIOSCO OU CHAPÉU-DE – TURCO

Usada para banhos de descarrego.

MANGUEIRA

Ligada aos Deuses Exu e Ogun. Usada pøm banhos de descarego com a mistura de arueira, pinhão

roxo, cajuiero e vassourinha de relogio, do pescoço para baixa As folhas servem também para cobrir o

chão a fim de afastar maus fluidos e larvas astrais.

MELÃO-DE -SÂ O-CAETANO OU ERVAS DAS LAVADEIRAS

Ligada aos Deuses Xangô. O Chá é Anfi-reumático, antifebril, banho de assento (doenças de senhoras,

corrlinentos, etc).

NÓS DE COLA ( OBI )

Ligada aos Deuses Oxalá, Obatalá, Odudwá, Olissassa, e demais divindades da criação. Os africanos

comem os frutos do Obi, como gerador de energias. Na medicina caseira é usado como tônico do

coração, regularizando as pulsações e para o sistema nervoso, sendo também muito eficaz contra anemias.

CANA

Ligada ao Deus Exu . As folhas e os bagaços serve para as defumações. O açücar extraído da cana é

usado nas defumações destxuir larvas astrais e afugentar Éguns ( desencarnados ).

PIPEREGUM VERDE OU DAMACENA

Planta originária da Guiné (África). Grande Axé ( força ) de Oxóssi, o Deus da Caça. Usada para

sacudimentos contra as energias de espítos desencarnados, pessoas ou domicilios. Na medicina case

ira é usada contra reumatismo, por meio de banhos e compressas.

PIPEREGUM VERDE E AMARELO OU DAMACENA RAJADA

Ligada aos Deuses Legun-Éde e Oxumarê. Usada da mesma maneira que o descrito antes, que é de

Oxóssi.

PITANGUEIRA

Usada para defumações de ambiente para atrair dinheiro. Usa-se as folhas secas, misturadas com

canela em pó, pé de café (virgem), açúcar, cravodaíndia e palha de alho e bagaço de cana-de-açúcar. (

Obs.: Esta defumação é feita da porta da rua para dentro da casa, deixando-se na área ou quintal o resíduo,

para depois despachar-se no dia seguinte, no mato, na praia ou água corrente. Usada na

medicina moderna para dar fim às lombrigas das crianças, em chá.

PANECÊA OU AZOUGUE DE POBRE

Ligada aos Deuses Obaluayê e Xangô. Na Bahia é conhecida por bolsa de pastor ou braço de preguiça.

Na medicina caseira é tida como poderoso diurético e eficaz no combate a sífilis, usando-se o chá.

Também é indicada para as doenças de pele, eczemas e para debelar o reumatismo, em banhos.

PARIETÁRIA- VIDRO

Ligada aos Deuses Obaluayê e e Oxun. Apesar de fazer parte da família das urtigas, esta qualidade é

inofensiva ao contato das mãos. Na medicina caseira é usada como diurético, das vias urininárias

(urina solta). É empregada, em cozimento das folhas, para os males da pele.

PAU - D’ALHO OU GUARAREMA

Ligada aos Deuses Obaluayê e Exu. Usado em sacudimentos pessoais e domiciliar, casas, lojas, onde o

homem exerce funções lucrativas. Também usado para banhos fortes de descarrego para retirar

influência negativa. Usado com aroeira, pinhão roxo e branco. Na medicina caseira, as folhas, socadas

e colocadas em cima de furunculos e tumores, resolvem eficazmente. Também no cozimento das

folhas, em banhos quentes e demorados, é muito útil para reumatismo e hemorróidas.

PITEIRA IMPERIAL

Ligada aos Deuses Ossaiyn, Obaluayê e Tempo. Na medicina caseira, as folhas verdes e cozidas são o

usadas para lavar feridas e dermatoses.

RABO DE TATU OU LANCETA

Ligada aos Deuses Obaluayê e Oxóssi. Na medicina caseira que é tida como uma preciosidade para

abrir abscessos e tumores, pôr fim às inflamações, panarícios, unheiras, erisipelas, regenerando o tecido

cutanêo atacado por inflamações de qualquer origem e fazendo cessar as dores.

SUMARÉ OU BISTURI-DO-MATO

Ligada aos deuses Obaluayê e Oxóssi. Na medicina caseira os seus efeitos rápidos promovem a

abertura de tumores de qualquer natureza, expulsando o pus e fazendo cessar dores, para alivio do

paciente. Extingue os furúnculos, panarícios, erisipelas. Contra a inflamações de qualquer origem,

abre-se a banana (bulbo) da planta e com uma colher raspa-se a goma nela contida (mucilagem),

colocando sobre a pale inflamada ou tumorada, cobrindo-se com gaze ou pano limpo.

SABUGUEIRO

Ligada ao Obaluayê, muito usado na medicina caseira para tratamento de cataporas, sarampo,

escarlatina. Usado para suadouro, do cozimento das folhas é um grande diaforético e debeladora do

sarampo.

SAPÊ OU SAPÉ

Ligada ao Deus Exu. As raízes são usadas para banhos de descarrego. após o sacudimento.

Obs.: O banho é do pescoço para baixo.

VASSOURINHA DE IGREJA

Ligada ao Deus Exu. Usada para sacudimentos de casas. Juntamente com cipreste e palha-da-costa,

serve para espantar energias de desencarnados e todos os males são retirados,

URTIGA - MAMÃO

Ligada ao Deuse Obaluayê. Na medicina caseira, muito usada para cura de erisipela. Usa-se em chumaço

de algodão embebido no leite da planta. Emprega-se o chá das folhas para debelar males dos

ruins ( O banho, forte, afasta influêrncias energéticas de desencarnados ).

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